2008-04-18

F A Q

1. O que é a ABPMP?
A ABPMP, Associação dos Profissionais de BPM, é uma organização sem fins lucrativos de profissionais da área de Gerenciamento de Processos de Negócio, independente de fornecedores, dedicada à promoção dos conceitos e práticas de BPM.

2. Qual a missão da ABPMP?
A ABPMP tem como missão:
• Promover a prática de Gerenciamento de Processos de Negócio;
• Desenvolver o conjunto de conhecimentos comuns nesta área;
• Contribuir para o avanço e desenvolvimento das competências profissionais dos que trabalham nesta disciplina.

3. Qual a visão da ABPMP?
A visão da ABPMP é ser a principal organização de profissionais em Gerenciamento de Processos de Negócio. Isso inclui:
• ABPMP como centro da comunidade de praticantes de Gerenciamento de Processos de Negócio;
• ABPMP como sociedade dos profissionais em Gerenciamento de Processos de Negócio;
• ABPMP como definidora da disciplina e prática de BPM;

4. Qual o compromisso ético da ABPMP e seus profissionais?
A ABPMP está comprometida com os mais elevados padrões de ética profissional e acredita que os profissionais de BPM devem:
• Conduzir suas atividades profissionais e pessoais de maneira ética;
• Reconhecer um padrão de ética baseado na honestidade, justiça e cortesia como princípios que norteiam sua conduta e estilo de vida;
• Praticar sua profissão de acordo com esses padrões. Todos os profissionais da ABPMP devem aderir a um código de ética e declaração de conduta profissional.

5. Quando a ABPMP foi fundada e como vem se desenvolvendo?
A ABPMP foi fundada em 2003 nos Estados Unidos, como resultado da conversa entre indivíduos que perceberam que não havia uma sociedade de profissionais que trabalhavam com BPM. Além disso, percebiam que os fornecedores de TI estavam tentando "tomar conta" ou redefinir o BPM como uma camada de tecnologia. Decidiram, então, iniciar uma associação específica para os profissionais de BPM, a ABPMP.
A ABPMP opera em uma lógica de capítulos locais. Hoje, existem 10 capítulos ativos e 8 capítulos em formação, não somente nos EUA mas também em outros países como México, Romênia e Panamá.

6. Quando o capítulo Brasil da ABPMP foi fundado?
O capítulo Brasil da ABPMP foi fundado em março de 2008.

7. Quais as vantagens de se tornar associado da ABPMP?
Ao se tornar associado da ABPMP, o profissional de BPM terá como vantagens:
• Networking, educação continuada, partilhar melhores práticas, novas idéias e experiências entre os membros associados;
• Reconhecimento como profissional de BPM em sua disciplina;
• Acesso e utilização do conjunto de conhecimentos do BPM CBOK™;
• Acesso ao programa de certificação profissional internacional para praticantes de BPM (CBPP© - Certified Business Process Professional);
• Participação em comitês de contribuidores, revisores, editores;
• Aproximação com grupos de interesse.

8. O que a ABPMP não se propõe a ser?
Os profissionais devem ter em mente que a ABPMP:
• Não é focada em tecnologias específicas nem fornecedores de solução;
• Não é uma lista de emails para discussão sobre BPM;
• Não é um grupo para exploração comercial de BPM

9. O que é o Guia para o BPM CBOK™?
É um guia para o Corpo de Conhecimentos Comuns em BPM (BPM Common Body of Knowledge). Seu propósito é o de prover uma visão geral das áreas de conhecimento que são usualmente reconhecidas e aceitas como boas práticas no Gerenciamento de Processos de Negócio.
A ABPMP reconhece que seria impossível coletar e apresentar todo o conhecimento sobre a prática de BPM em um único documento. Portanto, o guia para o BPM CBOK™ também fornece links e referencias para outras fontes de informação relevantes sobre BPM.

10. Como está o desenvolvimento do Guia para o BPM CBOK™?
A versão 1.0 do Guia para o BPM CBOK™ foi divulgada em fevereiro de 2008 e submetida aos comentários e críticas dos membros da ABPMP. Essa versão encontra-se agora em processo de revisão e consolidação. Todos os profissionais da ABPMP são encorajados a contribuir com a construção do guia.

11. O que é o CBPP™?
É o Programa de Certificação de Profissionais em Processos de Negócio (Certified Business Process Professional Program), em desenvolvimento pelo Comitê de Educação da ABPMP. O programa vai avaliar o conhecimento e experiência dos indivíduos em BPM, baseado em exame rigoroso e avaliação de seu histórico profissional e educação.
12. Como está o desenvolvimento do CBPP™?
Detalhes sobre o programa de certificação serão disponibilizados em Maio de 2008. O lançamento propriamente dito do CBPP™ está previsto para Outubro de 2008.